Dependências

O Reino Unido tem soberania sobre dezessete territórios que não fazem parte do próprio Reino Unido, 14 territórios britânicos ultramarinos[119] e três dependências da Coroa.

Os quatorze territórios britânicos ultramarinos são AnguillaBermudas; o Território Antártico Britânico; o Território Britânico do Oceano Índico; as Ilhas Virgens BritânicasIlhas CaymanIlhas FalklandGibraltar;MontserratSanta Helena, Ascensão e Tristão da CunhaTurks e CaicosIlhas PitcairnIlhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul; e as Zonas de soberania sobre Chipre.[120] A reivindicações britânicas na Antártida não são universalmente reconhecidas.[121] Juntos, os territórios ultramarinos do Reino Unido abrangem uma superfície aproximada de 1.728.000 km² e uma população de aproximadamente 260.000 pessoas.[122] Eles são remanescentes do Império Britânico; vários fizeram votações para permanecer como territórios britânicos.

As dependências da Coroa do Reino Unido são possessões da Coroa, em oposição aos territórios ultramarinos do Reino Unido [74]. Compreendem as Ilhas do Canal (com os dois Bailiados de Jersey e de Guernsey) e a Ilha de Man. Suas jurisdições são administradas de maneira independente e seus territórios não fazem parte do Reino Unido ou da União Europeia, embora o governo do Reino Unido gerencie suas relações estrangeiras e sua defesa e o Parlamento do Reino Unido tenha a autoridade para legislar em seu nome. No entanto, o poder de aprovar leis que afetam as ilhas, em última análise, recai sobre as suas próprias respectivas assembléias legislativas, com o consentimento da Coroa.[123]